For a better experience on MUBI, update your browser.

filmes brasileiros da década

by Galvão Rocha
filmes brasileiros da década by Galvão Rocha
Quando se pensa no cinema brasileiro do ano 2000 ao ano 2009, pode-se vê uma corrente de melhorias contínuas que são típicas de grandes países. Se aqui no Brasil, blockbusters ainda lotam as salas, Mostras e Festivais alternativos são uma boa saída para fugir dos típicos filmes hollywodianos e provar um pouco do sabor da terra, uma vez que a maioria dos filmes aqui citados não passaram em grandes circuitos nacionais. Em contrapartida, e quase como uma grande surpresa, outros filmes aqui listados foram um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos nas terras tupiniquins, mostrou uma realidade próxima de nós, mas que parecia… Read more

Quando se pensa no cinema brasileiro do ano 2000 ao ano 2009, pode-se vê uma corrente de melhorias contínuas que são típicas de grandes países. Se aqui no Brasil, blockbusters ainda lotam as salas, Mostras e Festivais alternativos são uma boa saída para fugir dos típicos filmes hollywodianos e provar um pouco do sabor da terra, uma vez que a maioria dos filmes aqui citados não passaram em grandes circuitos nacionais.
Em contrapartida, e quase como uma grande surpresa, outros filmes aqui listados foram um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos nas terras tupiniquins, mostrou uma realidade próxima de nós, mas que parecia distante do resto do mundo. E isso é um fator para impulsionar mais produções, mais investimentos e mais boas obras sendo produzidas de norte a sul.

Puxar sardinha para minha terra natal (Pernambuco), pode-se dizer que aqui está surgindo uma forte corrente de novas produções e até mesmo abertura de novos cursos de graduação na área cinematográfica. Isso é mais um sinal do bom momento que nosso cinema vive.
Eduardo Coutinho aparece duas vezes por motivos pessoais (adoro seu cinema jungiano). Alguns sucessos de qualidade (Tropa de Elite e Cidade de Deus), outros mais esquecidos e pouco conhecidos mais de qualidade indubtável (O Céu De Suely) e outras produções mais artísticas visualmente (Lavoura Arcaica). Enfim, um pouco de tudo que passou pelos estudos brasileiros na última década.

Read less