For a better experience on MUBI, update your browser.

Um olhar tardio sobre A Origem

by NRM
Um olhar tardio sobre A Origem by NRM
Muitos meses depois do lançamento do filme e do alvorço causado em torno de Inception (A Origem, em português), enfim dei-me ao trabalho de assistir ao filme, “um dos melhores e mais inovadores de todos os tempos”, segundo as “más” línguas. Antes de começar a spoilar e expor minha visão do filme, gostaria de fazer uma breve análise dos pontos-chave de qualquer filme (aliado a uma inevitável comparação com vencedor do Globo de Ouro, “A Rede Social”) Vejamos: Direção Geral: os atores estão impecáveis e toda a atmosfera é criada com uma devida competência. Ponto para Inception. Direção de Arte: Criar os mundos imaginados é realmente uma tarefa… Read more

Muitos meses depois do lançamento do filme e do alvorço causado em torno de Inception (A Origem, em português), enfim dei-me ao trabalho de assistir ao filme, “um dos melhores e mais inovadores de todos os tempos”, segundo as “más” línguas. Antes de começar a spoilar e expor minha visão do filme, gostaria de fazer uma breve análise dos pontos-chave de qualquer filme (aliado a uma inevitável comparação com vencedor do Globo de Ouro, “A Rede Social”)

Vejamos:

Direção Geral: os atores estão impecáveis e toda a atmosfera é criada com uma devida competência. Ponto para Inception.

Direção de Arte: Criar os mundos imaginados é realmente uma tarefa árdua, mas que a equipe supera com uma boa dose de competência.

Direção de fotografia: Alterna entre momentos de uma inspiração tremenda, com outros de menor destaque. No geral, muito boa.

Trilha Sonora: Reclamar da trilha de Hans Zimmer me levaria à pena de morte, não sem razão. As peças orquestradas são bem vivas com várias alternâncias entre os momentos de calma e os de agitação. No entanto, é notável que compor a trilha sonora de um filme de ação (e, sim, a Origem É um filme de ação) é muito mais simples, uma vez que em inúmeros momentos a música suplanta qualquer outro ruído
ambiente. Devido a isso e à também qualidade da trilha de Rede Social, dou um ponto para a obra de David Fincher

Roteiro: Senão é a minha maior decepção exatamente o ponto que foi mais enaltecido sobre a obra. “Uma trama que faz você ficar pensando por dias” “Muito confuso” “Surpreendente” “Inovador” Verdade seja dita, apesar do enredo ser capaz de prender o espectador ao longo de 150 minutos sem dificuldade alguma, ele é permeado, do início ao fim, de frases clichês de filmes do gênero, assim como outras tantas frases de efeito. Bom, sem falar que a sensação de dejá vú é inegável. Há 10 anos estava na moda um outro filme com um argumento parecido. um tal de Matrix. Aclamado na época e já razoavelmente esquecido, o filme também ficava o tempo todo se contestando sobre realidade e ficção (sonho, no caso de Inception). Nada de absurdamente original aqui. isso sem falar de conceitos tirados de jogos de videogame e RPG (ok, porque reunir a sua “party” para começar a batalha – que, por sinal, dura o filme inteiro – é muito similar aos jogos de RPG).

Por hoje é só. Talvez continue amanhã.

Read less