Chow Mo-Wan era escritor. Ele pensava ter escrito sobre o futuro, mas na verdade era o passado. No seu livro, um trem misterioso partia ocasionalmente para o ano de 2046. Todos os viajantes tinham a mesma intenção: recuperar suas lembranças perdidas.
Formando uma vaga trilogia com Days of Being Wild e In the Mood for Love, a série de dramas românticos de Wong Kar Wai termina com este épico de viagem no tempo. Um filme de grandeza visual e incrível ambição, 2046 apresenta uma versão agridoce do amor e da solidão.