Marcando seu retorno à direção, o fenômeno de Marco Bellocchio rendeu a Michel Piccoli e Anouk Aimée os principais prêmios de atuação em Cannes. Paralelamente à disfunção familiar e aos males sociais, esta análise da masculinidade monstruosa expõe a podridão moral do sistema legislativo da Itália.