Em Açúcar, Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro traçam as origens da desigualdade e das tensões raciais no Brasil moderno à sua história secular de escravatura. Misturando sequências oníricas com análises mais severas da realidade, eles criam uma atmosfera de ameaça que permeia cada fotograma.