Em uma pequena cidade indiana, Dr. Ashoke Gupta, um médico idealista, descobre que a água benta do templo local está contaminada, sendo responsável por uma epidemia de icterícia. Quando toca o alarme, ao invés de se tornar o salvador, ele é visto como inimigo do povo.
Uma adaptação da peça de Henrik Ibsen Um Inimigo do Povo, Ganashatru é uma opinião severamente crítica sobre o sistema social e as ortodoxias religiosas. Destaca o constante conflito entre racionalidade e religião, alimentado pela ganância dos poderosos e pela ingenuidade da fé cega.