Scheherazade, a filha do grão-vizir, tece histórias para agradar ao rei e salvar-se de sua própria execução. Percebendo que logo ficará sem histórias para contar, ela cria um plano para escapar do palácio. Enquanto isso, caçadores fazem uma analogia musical sobre problemas do século 21 em Portugal.
Quem diria que medidas de austeridade poderiam levar a um conto tão épico? Gomes explora as divisões de Portugal com originalidade, precisão e amor inigualáveis — tanto pelo seu país quanto pelo ato (e arte) de contar histórias. Este é o último volume, mas adoraríamos que continuasse para sempre.