Dakar, 2009. À noite, três amigos se reúnem ao redor de uma fogueira. Recentemente repatriado da Espanha, Serigne conta a Cheikh e Alpha sobre sua jornada. Seu único plano? Voltar para o mar. Seus amigos tentam convencê-lo a ficar, mas Serigne, como se estivesse enfeitiçado, parece já ter partido.
Quinze anos antes de ganhar o Urso de Ouro com Dahomey, Mati Diop iniciou sua carreira com um conto atmosférico sobre viagens traiçoeiras e vidas arriscadas no oceano. Destacando a esperança dos jovens senegaleses, Atlantics mais tarde inspirou seu fantasmagórico e aclamado longa-metragem homônimo.