Balthazar, um burro na zona rural da França, é passado de dono em dono e tratado às vezes com bondade, outras com crueldade. Apesar da impotência, ele aceita seu destino nobremente. Entretanto, sua primeira dona, a inocente filha de um fazendeiro, é seduzida pelo líder de um grupo de delinquentes.
Transcendendo sua estética austera com muita emoção, o destruidor de corações de Robert Bresson é dedicado a duas figuras santas. Ninguém se esquece do rosto inocente da jovem Anne Wiazemsky ou do pobre burro que atende pelo nome de Balthazar depois de assistir a esta obra-prima do cinema moderno.