Em um futuro distópico onde a tecnologia impera e o amor é proibido, um homem sonhador se torna vítima de suas próprias ilusões românticas. Ao receber a ordem de corrigir as complicadas consequências de um erro tipográfico, ele se vê preso a uma burocracia atemorizante.
Um caso de interferência do estúdio, a obra maximalista de ficção científica de Terry Gilliam enfrentou muitos problemas no seu lançamento americano. Esta versão do diretor de 143 minutos do épico kafkiano é a única forma de ver o apocalipse burocrático em toda a sua glória.