Como alguns dos melhores romancistas do século XIX, Lav Diaz é um gênio em interligar várias histórias para criar uma tela verdadeiramente ampla de personagens, paisagens e luta social e política. Nesta obra-prima, três linhas se opõem e, depois, em um arco impressionante, caem em paralelo.