Nordeste do Brasil, 1942. Johann, um alemão que fugiu da guerra, conhece Ranulpho, um brasileiro fugindo da seca que assola a região. Dirigindo de vilarejo em vilarejo, eles mostram um filme para os habitantes (que nunca tinham vivenciado o cinema) para vender aspirina, o novo remédio milagroso.
Diante das paisagens áridas do sertão, do calor e da eclosão da guerra, o vínculo entre dois viajantes floresce neste filme de estrada. Com recursos impressionantes, o longa de estreia de Marcelo Gomes foi coescrito por Karim Aïnouz, mais tarde aclamado por A Vida Invisível!