Em 8 de fevereiro de 1977, Tony Kiritsis entrou no escritório de Richard Hall, presidente da Meridian Mortgage Company, e o fez refém com uma espingarda serrada cujo gatilho estava preso ao pescoço de Tony por uma corda.
De volta à direção, Gus Van Sant investiga a justiça neste thriller de luta de classes baseado em fatos reais. Fazendo referência ao incendiário Um Dia de Cão, de Sidney Lumet, o filme coloca Al Pacino como um banqueiro vaidoso frente ao anti-herói explosivo de Bill Skarsgård.