Incriminado pelo chefe corrupto, a vida do serralheiro Zapa toma um novo rumo. Resgatado por seu pai policial aposentado, ele entra para a polícia de Buenos Aires. Guiado por Molinari e orientado pelo inspetor Gallo, Zapa sobe rapidamente na carreira e descobre a corrupção generalizada na polícia.
Como seriam os policiais de Sidney Lumet se fossem transferidos de Nova York para Buenos Aires? Este exame contundente da disfunção social é a resposta de Pablo Trapero. Sarcasticamente engraçado, Do Outro Lado da Lei mapeia o caminho insidioso forjado pelos tentáculos da corrupção institucional.