Joel fica atônito ao descobrir que sua namorada afastada, Clementine, passou por um tratamento psiquiátrico experimental para apagar todas as lembranças de seu relacionamento conturbado. Ainda apaixonado por ela, ele decide se submeter ao mesmo procedimento.
Uma análise fragmentada e não linear da natureza evasiva e peculiar da memória, este clássico cult romântico de ficção científica só poderia vir da mente genial de Charlie Kaufman. Uma cinematografia dolorosa e ambiciosa, de um tipo raramente reproduzido.