Vencedor da Palma de Ouro de 1993, o épico de Chen Kaige recorre ao teatro clássico para construir sua visão grandiosa. A perspectiva moderna sobre os tabus em torno da homossexualidade e da performatividade de gênero, inédita no cinema chinês, foi controversa: uma obra-prima queer e atemporal.