Em 1971, Uganda foi assumido pelo autodenominado ditador General Idi Amin Dada. Seu reinado de terror resultou em centenas de milhares de mortes. Este filme revela o infame tirano como o homem dinâmico, encantador e terrivelmente perigoso, cujas neuroses fanáticas controlaram uma nação inteira.
Dirigida por Barbet Schroeder (que trabalhou como crítico, produtor de concertos de jazz e fotojornalista antes de se dedicar ao cinema), esta é uma crônica pessoal do ditador ugandês Idi Amin Dada. Feita com plena participação do tirano, é uma reflexão arrepiante e sombriamente cômica sobre poder.