A atriz Nicki Grace conseguiu um novo papel cobiçado, mas quando se apaixona pelo colega, ela percebe que sua vida está começando a imitar o filme que está fazendo. Nicki descobre que o filme é um remake de uma produção polonesa que nunca foi acabada devido a uma tragédia indescritível.
Com uma destemida Laura Dern ao seu lado, David Lynch apresenta seu longa menos linear em termos de enredo e mais experimental nesta tão aguardada sequência de Cidade dos Sonhos. Um pesadelo hollywoodiano em miniDV, Império dos Sonhos é um surrealismo puro.