Em uma pacata cidade do Alasca, um detetive com insônia investiga o assassinato de uma adolescente. Ele entra em um perigoso jogo de perseguição com o principal suspeito e precisa lutar contra sua consciência instável para não perder o controle.
O julgamento fica turvo sob o brilho implacável do sol da meia-noite no primeiro filme de estúdio de Christopher Nolan. Com Al Pacino e Robin Williams (este último num papel surpreendentemente fora de seu padrão), Insônia é um thriller de alto nível e uma joia subestimada na filmografia do diretor.