Este documentário mostra as energias e rituais de vários locais de trabalho. De um trabalhador para outro e de uma máquina para outra: mãos, rostos, intervalos, esforços. Que diálogo absurdo e abstrato pode ser iniciado entre seres humanos e sua necessidade de trabalhar?
Com o mesmo nome de uma composição de Bach, que toca no filme durante várias cenas de fábrica, Joy of Man’s Desiring procura a beleza no processo industrial. Os ritmos hipnotizantes das máquinas são intercalados com vislumbres das vidas dos trabalhadores neste estudo da nossa relação com o trabalho.