A jovem Vittoria acaba de pôr fim a uma história de amor com um homem mais velho. Depois de conhecer Piero, um comerciante da bolsa de valores, os dois começam a se ver e a passear pelos subúrbios vazios e modernistas de Roma. Porém, logo será revelado que esse caso está fadado ao fracasso.
Depois de A Aventura e A Noite, Michelangelo Antonioni, o maior crítico da modernidade, conclui sua trilogia de “incomunicabilidade” com o formidável O Eclipse, que conta com um dos finales mais comoventes do cinema. Com participação de Monica Vitti e do ícone francês Alain Delon.