Em Salta, Argentina, as férias de Mecha e sua família estão chegando ao fim. O tempo passa mais devagar, marcado por cochilos perto da piscina, visitas de primos e crianças brincando de guerra na selva. Uma tensão silenciosa e uma série de incidentes começam lentamente a perturbar a ordem familiar.
Criticando fortemente a Argentina conservadora, a água turva, o vinho tinto e o sangue permeiam a estreia miasmática de Lucrecia Martel. O primeiro filme de uma trilogia solta ambientada em Salta, sua terra natal, O Pântano deixou uma marca indelével no cinema de arte global na virada do milênio.