Uma nota falsa de 500 francos é cinicamente passada de mão em mão e de loja em loja, até que chega à posse de um verdadeiro inocente que não percebe se tratar de uma falsificação. Isso terá consequências devastadoras em sua vida, fazendo com que recorra ao crime e ao assassinato.
Uma troca de dinheiro falso desencadeia vários eventos no canto do cisne de Robert Bresson. Adaptado de um conto de Tolstói, esta história de moralidade moderna se desenrola com uma economia minuciosa, alcançando novas alturas de interrogação espiritual através de seu rigor formal perspicaz.