Lázaro, um camponês tão bondoso que parece ingênuo, conhece Tancredi, um jovem nobre envolto em fantasias. Unidos por uma amizade improvável em um mundo de enganos, a verdade acaba os separando. Mas a lealdade de Lázaro o leva a atravessar o tempo, fazendo-o chegar a uma cidade desolada.
Acompanhando um jovem inocente das paisagens rurais ao cenário urbano moderno, este conto de realismo mágico mostra como os ventos da modernização abalam as tradições italianas. Atemporal e original, o filme rendeu a Alice Rohrwacher o prêmio de Melhor Roteiro em Cannes.