Bem casado e com uma família jovem, o carpinteiro François se apaixona pela telefonista Emilie. Enquanto desfruta da alegria de seu novo relacionamento, seus sentimentos por sua família se intensificam. Mas quando ele tenta contar a novidade para a esposa, a reação dela não é a que ele esperava.
Supercolorido, o terceiro longa de Agnès Varda é uma análise minuciosa da família nuclear, que desconstrói a relação unidirecional de um marido e mulher e sua vida aparentemente idílica juntos. Ousado, ensolarado e provocativo, Le bonheur é uma bomba-relógio protofeminista pronta para detonar.