Alexander Calder criou e apresentou uma de suas obras mais importantes e amadas, o circo em miniatura (1926-1931). Mais de 20 anos depois, Jean Painleve fez Le Grande Cirque Calder 1927, iniciado em 1953 e concluído em 1955.
O circo em miniatura do artista Alexander Calder é um design inovador feito de objetos comuns com o poder de conjurar novos mundos cinéticos de fantasia. Outro explorador de mundos ocultos (Jean Painlevé) dá vida ao circo pela primeira vez no cinema em um encontro de mentes vanguardistas.