Na cidade portuária francesa de Le Havre, o destino coloca o jovem refugiado africano Idrissa no caminho de Marcel Marx, um boêmio articulado que trabalha como engraxate. Com um otimismo inato e o apoio incansável da comunidade, Marcel enfrenta as autoridades que perseguem o garoto para deportá-lo.
Aki Kaurismäki volta à França com esta parábola utópica ensolarada. Um de seus filmes mais políticos, O Porto ecoa as reflexões de Um Homem sem Passado sobre comunidade e resiliência, embora desta vez (por meio da referência a A Palavra de Carl Dreyer) com uma alusão aos caprichos do divino.