Em um vilarejo isolado nos Alpes italianos, uma improvável amizade nasce entre dois garotos, Pietro e Bruno. Enquanto Bruno nunca abandona seu lar, Pietro sai para conquistar seus sonhos. Mas, anos depois, seus caminhos voltam a se cruzar no lugar onde a amizade começou.
Vencedor do Prêmio do Júri de 2022 em Cannes, As Oito Montanhas é uma história contada com carinho sobre a infância e amizade que se desenrola na impressionante paisagem do norte da Itália. Luca Marinelli (Martin Eden) mais uma vez atua de forma brilhante neste filme gentil, porém grandioso.