Um viajante explora a vastidão e os vilarejos remotos da Sibéria, registrando suas observações sobre pessoas e lugares, vida selvagem e cultura. Ele faz uma análise crítica da urbanização, do desmatamento impiedoso e da extinção do mamute-lanoso.
Sustentado por um roteiro atrevido e uma trilha sonora animada de Georges Delerue, da Nouvelle Vague, o registro de viagem de Chris Marker encanta com uma doce ternura pelo povo e pela paisagem da Sibéria. Como em suas outras obras, a presença de animais é ao mesmo tempo inesperada e encantadora.