O conde Michel Forbek constrói um castelo onde deseja criar uma sociedade utópica. Anos depois, em uma conferência, encontros amorosos prevalecem sobre a educação, Nora Winkle faz previsões sobre a relação de sua amiga e um grupo de crianças cria uma história fantástica sobre os tempos medievais.
Em um dos projetos mais exuberantes de Alain Resnais, três contos grandiloquentes ambientados na mesma casa exploram, através do tempo, ideias utópicas, educação e o poder da imaginação! Com Fanny Ardant, Geraldine Chaplin e Sabine Azéma em sua primeira colaboração com o diretor.