John LeTour é um usuário de drogas em recuperação que sofre de insônia e ainda trafica para uma clientela sofisticada de Nova York, embora esteja tentando deixar o ramo. A crise profissional de meia-idade de John fica mais aguda e perigosa quando reencontra uma antiga paixão.
Como Taxi Driver e Gigolô Americano anteriormente, O Dono da Noite de Paul Schrader é um retrato vívido de como a solidão está relacionada com o crime. Este estudo da angústia espiritual e existencial no submundo do tráfico de drogas de Nova York é protagonizado por Willem Dafoe e Susan Sarandon.