Certo dia, Ryota e a esposa recebem um telefonema inesperado do hospital: Keita, o menino de seis anos que criaram, não é filho deles. Para Ryota, um empresário severo, essa notícia é difícil de aceitar. Ele conhece o verdadeiro filho, que foi criado em um ambiente mais pobre, mas com mais amor.
Inspirado em casos reais de bebês japoneses que foram trocados na maternidade nos anos 1960, esta reflexão comovente sobre a paternidade levou o Prêmio do Júri em Cannes. Um dos filmes mais pessoais de Hirokazu Koreeda, Pais e Filhos é um estudo sublime sobre redenção e responsabilidade familiar.