Em um pequeno barco, três náufragos, duas mulheres e um homem, relembram seu passado recente. Em uma série de flashbacks, eles revelam suas histórias. Uma mulher fugiu da prisão; outra deixou um casamento opressivo e infeliz; o homem está apaixonado pela esposa de outra pessoa.
Considerado uma obra-prima brasileira, o primeiro e único filme de Mário Peixoto foi quase perdido devido à devastação do tempo. Admirado por Orson Welles e Sergei Eisenstein, este conto vanguardista de amor condenado está composto de imagens impressionistas que casam paisagens e formas humanas.