Um francês que viaja para Istambul conhece uma mulher bonita, secreta e exótica que pode ou não estar envolvida em uma conspiração criminosa. Ele está em transe, mas ela permanece, de forma enlouquecedora, fora de seu alcance enquanto ele a persegue.
Depois de escrever O Ano Passado em Marienbad, o pioneiro do “Novo Romance” Alain Robbe-Grillet iniciou sua notável carreira de diretor com esta estreia totalmente formada, um labirinto sensual, envolvente e enigmático de desejo e mistério que se destaca como um autêntico clássico da Nouvelle Vague.