Juliana se muda da periferia de Itaúna para a cidade metropolitana de Contagem para trabalhar como funcionária do departamento de saneamento público. Enquanto espera o marido se juntar a ela, Juliana se adapta à sua nova vida, conhecendo pessoas e descobrindo novos horizontes.
Revelando uma voz madura depois de apenas dois filmes, André Novais Oliveira cria um estudo de personagem que se destaca por captar as nuances mais sutis da autodescoberta. Com um elenco formado principalmente por atores amadores, Temporada oferece um estímulo comovente para nunca desistir da vida.