Depois de ser enviada para um rígido internato prussiano para meninas, Manuela consegue sair de seu isolamento com a ajuda de Elizabeth von Bernburg, uma professora jovem e empática. Mas quando Manuela começa a se apaixonar pela nobre professora, surge um escândalo que abala os alicerces da escola.
Na obra-prima antifascista de Leontine Sagan, fundamental para a história do cinema lésbico, uma paixão de menina dá início a uma revolução. Dirigido e escrito por mulheres e com um elenco totalmente feminino, é um trabalho marcante em todos os sentidos: politicamente radical, belíssimo e romântico.