Por meio de entrevistas, analisamos a vida da escultora e vanguardista Maria Martins, que também foi musa do artista do Dadaísmo Marcel Duchamp. O trabalho dela, combinando influências ocidentais e principalmente surrealistas, dividiu o tradicionalismo no Brasil e no exterior.