Quando Justine chega para a recepção de seu casamento na mansão da irmã, recomeça a batalha contra seus demônios internos. Seu comportamento ameaça arruinar a festa e as tensões familiares aumentam. Mas quando o planeta rebelde Melancolia aparece no céu, Justine sabe que ele destruirá a Terra.
Kirsten Dunst ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Cannes por esta obra-prima estrondosa sobre os efeitos catatônicos da depressão. Talvez fosse inevitável que o cinema de sofrimento de Lars von Trier culminasse com a aniquilação total da humanidade. Ainda assim, o fim do mundo nunca foi tão bonito.