Leonard Shelby está atrás do homem que estuprou e matou sua esposa. A busca é dificultada por sua grave perda de memória de curto prazo, que o impede de reter pistas cruciais ou informações importantes. Guiado por bilhetes e tatuagens, Shelby inicia uma jornada pelo passado.
Um mistério de assassinato contado por meio de sequências temporais não lineares, o filme inovador de Christopher Nolan é agora um exemplo fascinante de um diretor descobrindo e aprimorando eternas obsessões e técnicas. Uma obra infinitamente criativa, perfeitamente calibrada e carregada de emoção.