Índia, 1947. Dois recém-nascidos são trocados em um hospital. Agora, são obrigados a viver a vida um do outro num país que está passando por grandes mudanças.
Um retrato visualmente fascinante de duas nações recém-formadas e seus habitantes, este drama de época sintetiza de forma poética os conflitos sociopolíticos do subcontinente indiano. A trilha sonora de Nitin Sawhney enaltece a adaptação de Deepa Mehta do romance icônico de Salman Rushdie.