O surgimento de um ovo colossal na Praia de Nishi desperta tanto a cobiça humana quanto a fúria de Godzilla. Enquanto um empresário sonha em lucrar com a descoberta, um destemido repórter procura a ajuda da moribunda deusa-inseto Mothra para impedir a destruição do ovo e do Japão.
Ishirō Honda introduz o colossal lepidóptero na franquia em um dos grandes capítulos do cânone de Godzilla. Emblema de esperança diante da fúria sem limites de seu rival radioativo, a debilitada Mothra confere uma intensidade comovente à batalha épica entre o bem e o mal.