Renko, uma estudante de Quioto, está lutando para aceitar a separação dos pais. Quando seu pai vai embora, sua mãe impõe novas regras que Renko não consegue entender. Apegada à sua antiga vida, ela esconde os papéis do divórcio e organiza uma viagem a um lago que a família visitou.
O rico universo interior das crianças, repleto de perguntas sem resposta e fantasias, ganha vida com intensidade na obra-prima poética de Shinji Sômai. Acompanhando os passos apressados de uma adorável encrenqueira, A Mudança investiga o delicado momento entre a inocência e a compreensão do mundo.