Construindo a reputação internacional de Éric Rohmer, o terceiro título de sua série Contos Morais se destaca pela mistura de reflexões filosóficas e flertes intelectuais. Maravilhosamente filmado por Néstor Almendros, o cenário branco de neve de Clermont-Ferrand revela o encanto típico da estação.