É difícil saber onde William S. Burroughs termina e David Cronenberg começa nesta adaptação simbiótica da obra-prima modernista de Burroughs. Num mundo de figurões e máquinas de escrever falantes, Mistérios e Paixões é um convite alucinante aos abismos do inconsciente criativo.