O diretor Jafar Panahi se muda para uma cidade rural fronteiriça para dirigir remotamente um novo filme na vizinha Turquia, cuja história passa a refletir os acontecimentos perturbadores ao seu redor. Enquanto luta para concluir o filme, Panahi se vê no centro de um escândalo local.
Filmada clandestinamente em desafio aberto à censura, a obra-prima de Jafar Panahi investiga o poder e os limites do cinema em uma cultura dominada pelo medo. Reivindicando contra a rigidez de fronteiras físicas e ideológicas, Sem Ursos é uma obra milagrosa de dissidência política.