Monsieur Cinéma, ex-autor, diretor e produtor, tem quase cem anos de idade, mas não parece. Atores famosos passam para visitar seu velho amigo. Ele já não se preocupa com a idade: para ele são os anos dourados, onde é rico e feliz para sempre.
Depois de Os Renegados mas antes de Os Catadores e Eu, Agnès Varda fez este tributo carinhoso à história do Cinema. Com aparições multiestrelares, As Cento e Uma Noites continua sendo uma das cartas de amor definitivas ao espetáculo dos filmes feita por uma das melhores profissionais do ramo.