O belo Cesar de 25 anos tinha tudo: uma carreira de sucesso, carros caros, um apartamento de solteiro luxuoso e uma série interminável de mulheres bonitas e interessadas. Quando um acidente de carro deixa seu rosto com cicatrizes e o coloca na prisão, ele entra em um estranho mistério psicológico.
Quando Penélope Cruz estrelou em Vanilla Sky, poucos sabiam que ela já tinha aparecido na sua versão original, Preso da Escuridão de Alejandro Amenábar. Ecoando um enredo labiríntico que oscila entre a realidade e a fantasia, a presença fascinante de Cruz evoca o prazer irreal de sonhar.