Parte do longa-metragem ¡Hay motivo!, composto por 32 curtas dirigidos por atores e diretores espanhóis em protesto contra as políticas do Partido Popular pouco antes das eleições gerais de 2004.
Transitando gradualmente das cores para a monocromia, este curta de quatro minutos de Pere Portabella é a contribuição do vanguardista catalão para uma coleção de curtas políticos espanhóis. Dirigido diretamente às políticas do Partido Popular, P.H.N. analisa seu tratamento dos temas hidráulicos.