França, final do século XVIII. Uma condessa contrata a pintora Marianne para pintar o retrato de casamento de sua filha Héloïse. Enquanto finge ser sua dama de companhia, Marianne é instruída a terminar o retrato em segredo. Mas um sentimento de atração e intimidade nasce entre as duas mulheres.
Céline Sciamma subverte completamente o olhar masculino com esta história feminista de desejo lésbico, romance pungente e colaboração criativa. O resultado é um clássico moderno com suas imagens suntuosas e uma dupla inesquecível: Adèle Haenel e Noémie Merlant.