SQÜRL, a banda do cineasta Jim Jarmusch e do músico Carter Logan, cria a trilha sonora de quatro curtas mudos do surrealista Man Ray. Ao som das músicas cósmicas, O Retorno à Razão(1923), Emak-Bakia (1926), Estrela do Mar (1929) e The Mysteries of the Chateau of Dice (1927) formam uma peça única.
Encantando pelo subconsciente humano, o visionário vanguardista Man Ray reorganizou ousadamente as leis da realidade com seus curtas surrealistas. Guiados pelo acaso e pela lógica dos sonhos, esses cinépoèmes encontram ecos sonoros na exuberante trilha sonora da banda de Jim Jarmusch, SQÜRL.